Pular para o conteúdo principal

MAUC recebe três exposições temporárias; mostras seguem em cartaz até 10 de setembro

 O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), que teve as visitações reabertas ao público no último dia 12, contará, até 10 de setembro, com três exposições temporárias: Adsumus estado.condição, de Túlio Paracampos; Câmara perphyry, de Cecília Bichucher; e Design por mulheres, produzida por alunas dos Cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

As mostras juntam-se às cinco exposições do equipamento que compõem o circuito de longa duração dedicado à cultura popular e, individualmente, aos artistas Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Chico da Silva, Descartes Gadelha e Raimundo Cela. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h às 17h.

Imagem: tela em aquarela da artista Cecília Bichucher
A artista Cecília Bichucher explora o figurativo em aquarela através da percepção do feminino (Imagem: Divulgação)


MINIMALISMO – Em Adsumus estado.condição, a arte minimalista traduz-se em torno de formas geométricas como o quadrado e o círculo, com os quais o artista Túlio Paracampos desconstrói e recompõe sobre o tema da origem, do divino ou do início, numa busca para querer expressar a conexão entre a condição humana e as formas globais do universo.

O artista explica que “adsumus" é uma expressão do baixo latim que significa “estamos presentes”,“aqui estamos”, remetendo à prontidão, à presença. “Contudo, há outro significado mais profundo para ‘adsumus’, sendo também uma oração”, acrescenta.

Em conexão com o universo da exposição de Túlio Paracampos, estão expostas peças em madeira da coleção de Demar Guerra que acompanham as instalações de obras de cerâmica e metal. A abordagem do artista ambientalista se conecta com a pesquisa de Túlio Paracampos. “Existe uma ligação na forma porque vemos uma complementaridade na ocupação do espaço do museu, é um diálogo de formas, uma resposta adequada entre os dois universos”, aponta Paracampos.

MUNDO FEMININO – A artista Cecília Bichucher explora, na exposição Câmara perphyry, o figurativo em aquarela através de um tema sensível: a percepção do feminino. A mostra expõe mulheres de maneiras diferentes daquelas que foram retratadas na história da arte sob o jugo do olhar masculino. Em vez da desejada, idolatrada ou confrontada, expõe um momento íntimo e particular no qual ela se permite estar.

Para a artista, “os temas do mundo feminino ainda devem ser explorados, já que precisamos reavaliar os conceitos estabelecidos durante séculos discriminatórios. Só conseguiremos superar essas barreiras se nos dermos chance de valorizar o olhar das minorias”.

Com curadoria de Nícia Bormann, a mostra apresenta 26 trabalhos entre aquarelas, livros de artistas e técnica mista sobre papel, além de dois poemas, expostos nas paredes e numa vitrine. As paredes sofrerão uma interferência para remeter à Câmara perphyry (quarto dentro do palácio real em Constantinopla destinado às mulheres que iam dar à luz).

DESIGN POR MULHERES – Aberta em março do ano passado, a exposição Design por mulheres 2020 foi suspensa em decorrência da pandemia de covid-19 e agora será reaberta à visitação. A mostra é resultado de projeto de extensão do Curso de Design realizado por alunas dessa graduação e do Curso de Arquitetura e Urbanismo, movidas pela vontade de investigar e dar visibilidade ao papel da mulher no design brasileiro.

Desde 2018, o projeto vem abrindo espaço para o debate sobre a atuação da mulher no design e produzindo um estudo documental, não apenas mapeando essas profissionais mas revelando projetos inovadores que contribuem para a formação efetiva do campo do design no Brasil.

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA – Em virtude da pandemia, a visitação ao MAUC segue protocolos para segurança do público e dos servidores do equipamento:

– uso obrigatório de máscaras no ambiente interno do museu;
– grupos de amigos e familiares de no máximo 8 pessoas;
– limite de 50 pessoas em cada turno (manhã e tarde) a fim de evitar aglomeração e permitir respeito ao distanciamento social estabelecido nas normatizações vigentes.

Informações sobre programação e horários de funcionamento podem ser obtidas pelo e-mail mauc@ufc.br ou pelos telefones (85) 3366 7481 e 3366 7482.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!