Pular para o conteúdo principal

PF não estima prazo para identificar corpos encontrados em barco Perícia começou ontem em conjunto com Polícia Científica do Pará

  Polícia Federal (PF) disse hoje (18) que ainda não é possível estimar   prazo para a identificação   dos nove corpos em embarcação encontrada à deriva no litoral paraense,   próximo ao município de Bragança .  A perícia, para identificação das vítimas, começou ontem (17), em conjunto com a Polícia Científica do Pará. De acordo com a PF, os corpos serão temporariamente sepultados na capital paraense, Belém, até que as identidades tenham sido estabelecidas e as famílias das vítimas possam ser formalmente comunicadas. A principal hipótese é que as vítimas tenham vindo da  África  em direção às Ilhas Canárias, na Espanha, arquipélago usado como rota migratória para entrada no continente europeu. Segundo a polícia, os inícios apontam que o barco, provavelmente saiu da Mauritânia, na África e acabou pegando uma corrente marítima com destino ao Brasil. “Como a migração de pessoas dos países africanos é uma questão humanitária que conta com milhares de pessoas desaparecidas e inexistem dados

MAUC recebe três exposições temporárias; mostras seguem em cartaz até 10 de setembro

 O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), que teve as visitações reabertas ao público no último dia 12, contará, até 10 de setembro, com três exposições temporárias: Adsumus estado.condição, de Túlio Paracampos; Câmara perphyry, de Cecília Bichucher; e Design por mulheres, produzida por alunas dos Cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo da UFC.

As mostras juntam-se às cinco exposições do equipamento que compõem o circuito de longa duração dedicado à cultura popular e, individualmente, aos artistas Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Chico da Silva, Descartes Gadelha e Raimundo Cela. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h às 17h.

Imagem: tela em aquarela da artista Cecília Bichucher
A artista Cecília Bichucher explora o figurativo em aquarela através da percepção do feminino (Imagem: Divulgação)


MINIMALISMO – Em Adsumus estado.condição, a arte minimalista traduz-se em torno de formas geométricas como o quadrado e o círculo, com os quais o artista Túlio Paracampos desconstrói e recompõe sobre o tema da origem, do divino ou do início, numa busca para querer expressar a conexão entre a condição humana e as formas globais do universo.

O artista explica que “adsumus" é uma expressão do baixo latim que significa “estamos presentes”,“aqui estamos”, remetendo à prontidão, à presença. “Contudo, há outro significado mais profundo para ‘adsumus’, sendo também uma oração”, acrescenta.

Em conexão com o universo da exposição de Túlio Paracampos, estão expostas peças em madeira da coleção de Demar Guerra que acompanham as instalações de obras de cerâmica e metal. A abordagem do artista ambientalista se conecta com a pesquisa de Túlio Paracampos. “Existe uma ligação na forma porque vemos uma complementaridade na ocupação do espaço do museu, é um diálogo de formas, uma resposta adequada entre os dois universos”, aponta Paracampos.

MUNDO FEMININO – A artista Cecília Bichucher explora, na exposição Câmara perphyry, o figurativo em aquarela através de um tema sensível: a percepção do feminino. A mostra expõe mulheres de maneiras diferentes daquelas que foram retratadas na história da arte sob o jugo do olhar masculino. Em vez da desejada, idolatrada ou confrontada, expõe um momento íntimo e particular no qual ela se permite estar.

Para a artista, “os temas do mundo feminino ainda devem ser explorados, já que precisamos reavaliar os conceitos estabelecidos durante séculos discriminatórios. Só conseguiremos superar essas barreiras se nos dermos chance de valorizar o olhar das minorias”.

Com curadoria de Nícia Bormann, a mostra apresenta 26 trabalhos entre aquarelas, livros de artistas e técnica mista sobre papel, além de dois poemas, expostos nas paredes e numa vitrine. As paredes sofrerão uma interferência para remeter à Câmara perphyry (quarto dentro do palácio real em Constantinopla destinado às mulheres que iam dar à luz).

DESIGN POR MULHERES – Aberta em março do ano passado, a exposição Design por mulheres 2020 foi suspensa em decorrência da pandemia de covid-19 e agora será reaberta à visitação. A mostra é resultado de projeto de extensão do Curso de Design realizado por alunas dessa graduação e do Curso de Arquitetura e Urbanismo, movidas pela vontade de investigar e dar visibilidade ao papel da mulher no design brasileiro.

Desde 2018, o projeto vem abrindo espaço para o debate sobre a atuação da mulher no design e produzindo um estudo documental, não apenas mapeando essas profissionais mas revelando projetos inovadores que contribuem para a formação efetiva do campo do design no Brasil.

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA – Em virtude da pandemia, a visitação ao MAUC segue protocolos para segurança do público e dos servidores do equipamento:

– uso obrigatório de máscaras no ambiente interno do museu;
– grupos de amigos e familiares de no máximo 8 pessoas;
– limite de 50 pessoas em cada turno (manhã e tarde) a fim de evitar aglomeração e permitir respeito ao distanciamento social estabelecido nas normatizações vigentes.

Informações sobre programação e horários de funcionamento podem ser obtidas pelo e-mail mauc@ufc.br ou pelos telefones (85) 3366 7481 e 3366 7482.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.