Pular para o conteúdo principal

Uece possui mais de 70% dos cursos de graduação classificados entre bom e excelente no Guia da Faculdade

 

71% dos cursos presenciais da Uece figuram como bons, muito bons e excelentes e 58% dos cursos Ead são classificados como muito bons e excelentes pelo Guia da Faculdade

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é destaque no Guia da Faculdade, parceria de Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo, divulgado no domingo (24). A Uece possui 50 cursos presenciais listados como excelentes (5 Estrelas), muito bons (4 Estrelas) e bons (3 Estrelas) e 7 cursos EaD listados como muito bons (4 Estrelas) e bons (3 Estrelas).

Os dois cursos que obtiveram nota máxima (5 Estrelas) são as Licenciaturas em Geografia e História do campus de Fortaleza. Para o coordenador de curso de História, professor Gleudson Passos, “a excelência no ranking do Guia da Faculdade atesta o esforço coletivo de professores, funcionários e estudantes do Curso de História CH Uece em construir uma licenciatura de qualidade, junto à pesquisa, ao ensino e à extensão universitária para a sociedade cearense. É a prova que a orientação democrática, participativa e científica do nosso Plano Pedagógico tem dado resultados satisfatórios na busca de um mundo com menos desigualdades e mais oportunidades à população.”

Para o professor, esse resultado evidencia a alta qualidade do corpo docente do curso e da Universidade. “Também estão evidenciados a produção intelectual e o engajamento acadêmico dos nossos professores (pós-doutores em sua maioria) em promover a formação científica dos nossos alunos, através das bolsas de monitorias, atividades de extensão e iniciação científica”, aponta.

A pesquisa para a construção do Guia da Faculdade utiliza metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe da publicação atua como instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

Em 2021, a pesquisa contou com a participação de 9.500 coordenadores e professores de ensino superior de todo o País como avaliadores. Os pesquisadores levam em consideração a qualidade do corpo docente, do projeto pedagógico e da infraestrutura. O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor notas recebidas por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada curso em 2021.

EaD da Uece

Os cursos de Educação a Distância da Universidade também obtiveram destaque nessa edição do ranking. Sete cursos foram listados, quadro deles com 4 Estrelas: Ciência da Computação (Licenciatura); Ciências Biológicas (Licenciatura); Educação Física (Licenciatura); Geografia (Licenciatura); Matemática (Licenciatura); Pedagogia (Licenciatura) e; Química (Licenciatura).

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “a associação ensino, pesquisa e extensão, no processo de formação na graduação é o caminho para o êxito acadêmico de nossos cursos. Queremos todos os nossos cursos com avaliação de excelência, essa é a nossa meta institucional. As lutas por concurso público para docentes e servidores, por infraestrutura de qualidade e maior investimento na Universidade fazem parte das estratégias para alcançar a excelência”.

Como o Guia da Faculdade é construído?

Etapa 1: O Guia da Faculdade convida todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) para terem seus cursos avaliados. Mais de 90% delas se cadastraram no projeto desde o primeiro ano.

Etapa 2: Para um curso ser avaliado, ele precisa atender a alguns critérios, como: ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura; ter pelo menos uma primeira turma com alunos já formados (até o final do ano de 2020) e; ter pelo menos uma turma em andamento.

Etapa 3: Os coordenadores dos cursos aptos a serem avaliados recebem um questionário para preencher no qual podiam apresentar as principais características da sua graduação.

Etapa 4: Para avaliar os cursos, o Guia da Faculdade convida professores universitários de todo o País. No ranking deste ano, mais de 9 mil acadêmicos se inscreveram para atuar como avaliadores e deram notas de 1 a 5 para cada graduação.

Etapa 5: Com a média de suas notas, os cursos são apresentados pelo Guia da Faculdade em faixas de estrelas, segundo os conceitos abaixo:

• 5 estrelas (excelente)
• 4 estrelas (muito bom)
• 3 estrelas (bom)
• Não-estrelados

Confira listagem de todos os cursos da Uece avaliados

5 Estrelas

Geografia (Licenciatura) – Fortaleza

História (Licenciatura) – Fortaleza

4 Estrelas

Ciência da Computação (Licenciatura) – EaD

Ciências Biológicas (Licenciatura) – EaD

Educação Física (Licenciatura) – EaD

Pedagogia (Licenciatura) – EaD

Enfermagem (Bacharelado) – Foraleza

Administração (Bacharelado) – Fortaleza

Ciência da Computação (Bacharelado) – Fortaleza

Ciências Contábeis (Bacharelado) – Fortaleza

Ciências Sociais (Bacharelado) – Fortaleza

Ciências Sociais (Licenciatura) – Fortaleza

Educação Física (Licenciatura) – Fortaleza

Filosofia (Bacharelado) – Fortaleza

Geografia (Bacharelado) – Fortaleza

Medicina Veterinária (Bacharelado) – Fortaleza

Música (Licenciatura) – Fortaleza

Nutrição (Bacharelado) – Fortaleza

Pedagogia (Licenciatura) – Fortaleza

Química (Licenciatura) – Fortaleza

Letras (literatura) (Licenciatura) – Iguatu

Pedagogia (Licenciatura) – Iguatu

Ciências Biológicas (Licenciatura) – Limoeiro do Norte

História (Licenciatura) – Limoeiro do Norte

Letras (língua portuguesa) (Licenciatura) – Limoeiro do Norte

Pedagogia (Licenciatura) – Limoeiro do Norte

Física (Licenciatura) – Quixadá

História (Bacharelado e Licenciatura) – Quixadá

Letras (língua portuguesa) (Licenciatura) – Quixadá

Pedagogia (Licenciatura) – Tauá

3 Estrelas

Ciências Biológicas (Licenciatura) – Crateús

Pedagogia (Licenciatura) – Crateús

Química (Licenciatura) – Crateús

Geografia (Licenciatura) – EaD

Matemática (Licenciatura) – EaD

Química (Licenciatura) – EaD

Ciências Biológicas (Licenciatura) – Fortaleza

Filosofia (Licenciatura) – Fortaleza

Física (Bacharelado) – Fortaleza

Física (Licenciatura) – Fortaleza

Letras (português) (Licenciatura) – Fortaleza

Matemática (Licenciatura) – Fortaleza

Medicina (Bacharelado) – Fortaleza

Música (Bacharelado) – Fortaleza

Psicologia (Bacharelado) – Fortaleza

Serviço Social (Bacharelado) – Fortaleza

Ciências Biológicas (Licenciatura) – Iguatu

Física (Licenciatura) – Iguatu

Ciências Biológicas (Licenciatura) – Itapipoca

Física (Licenciatura) – Limoeiro do Norte

Geografia (Licenciatura) – Limoeiro do Norte

Matemática (Licenciatura) – Limoeiro do Norte

Química (Licenciatura) – Limoeiro do Norte

Ciências Biológicas (Licenciatura) – Quixadá

Química (Licenciatura) – Quixadá

Ciências Biológicas (Licenciatura) – Tauá

Química (Licenciatura) – Tauá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340