Pular para o conteúdo principal

Governador do Ceará visita nova fábrica da Votorantim Cimentos no Complexo do Pecém

 

Governador do Ceará visita nova fábrica da Votorantim Cimentos no Complexo do Pecém


 Comitiva liderada por Camilo Santana conheceu a operação que tem capacidade de produzir 1 milhão de toneladas de cimento por ano e utiliza tecnologia sustentável

Governador Camilo Santana (esq.) e o presidente global da Votorantim Cimentos, Marcelo Castelli (dir.) durante visita à fábrica no Complexo do Pecém. Crédito: Votorantim Cimentos.

Complexo Industrial do Pecém (CE), 9 de novembro de 2021 – O Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, realizou na manhã de hoje uma visita oficial à nova fábrica da Votorantim Cimentos localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará. O governador foi recepcionado pelo presidente global da empresa, Marcelo Castelli, e por diretores da companhia que apresentaram a nova unidade, que reforça o abastecimento do mercado da Região Metropolitana de Fortaleza com o Cimento Poty.  


"O Ceará é um dos estados que mais tem feito investimentos no país. Para nós, é fundamental gerar crescimento e oportunidades. A expansão da Votorantim Cimentos no Complexo do Pecém mostra o quanto a companhia acredita no potencial do nosso povo. Essa iniciativa irá estimular a geração de mais empregos, contribuindo para movimentar a economia e impulsionar o crescimento do Estado”, afirmou o governador do Ceará, Camilo Santana.


Com investimento na ordem de R$ 200 milhões, o projeto de ampliação da fábrica da Votorantim Cimentos contou com a instalação de equipamentos de última geração para construção de uma nova linha de produção, seguindo a estratégia de sustentabilidade da empresa. A nova unidade entrou em operação em julho de 2021 e tem capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de cimento por ano, volume suficiente para construir, por exemplo, 40 estádios de futebol.


“Foi um prazer receber o governador Camilo Santana e sua comitiva para que eles conhecessem de perto a mais nova unidade da Votorantim Cimentos no Brasil. É com orgulho que fortalecemos a nossa presença no mercado do Ceará e aumentamos a nossa capacidade de produção, distribuição e atendimento aos nossos clientes locais, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região”, disse o presidente global da Votorantim Cimentos, Marcelo Castelli.


O governador do Ceará estava acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEDET), Maia Júnior, da Secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, da Secretária Executiva da Indústria da SEDET, Roseane Medeiros, e do presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), Eduardo do Amaral Andrade.


"O Ceará está em um momento de franca recuperação da economia. Estamos atraindo um novo horizonte de desenvolvimento, já exercitado pela Votorantim Cimentos. Uma empresa comprometida com o futuro, reduzindo a emissão de CO2 e, desse modo, melhorando o regime climático para as gerações futuras”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Maia Júnior.


Novas tecnologias e cimento mais resistente a maresia – A nova linha de produção da Votorantim Cimentos no Complexo do Pecém opera com um novo moinho de cimento, que consome menos energia elétrica. O equipamento vertical reduz em 30% o consumo de quilowatt-hora em comparação ao moinho horizontal. Outra tecnologia sustentável da nova moagem é um circuito fechado de refrigeração que reduz a geração de efluentes. O sistema possibilita reutilizar a água usada para resfriar os equipamentos, proporcionando uma diminuição de 90% no consumo do recurso hídrico industrial.  


Além da modernização da unidade melhorar a eficiência e aumentar a capacidade de produção, tecnologias de ponta utilizadas na expansão da fábrica também permitem que a empresa produza um cimento mais sustentável. O cimento produzido, da linha Poty – Todas as Obras, emite 60% menos CO2 por tonelada quando comparado ao cimento produzido anteriormente, beneficiando o meio ambiente e o planeta. Para oferecer o produto ao mercado cearense, foram realizados diversos estudos para que o cimento proporcione a vantagem adicional de mais proteção contra maresia. O resultado é um produto com a mesma qualidade e performance já reconhecidas, mas com evoluções para atender diversos tipos de obra, da fundação ao acabamento.


Visita à fabrica da Votorantim Cimentos foi acompanhada por comitiva do Governo do Estado. Crédito: Votorantim Cimentos.

Presença no Ceará – A Votorantim Cimentos tem duas operações industriais no Ceará. A fábrica localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém foi inaugurada em 2008 e produz cimento e argamassas. Antes da ampliação, a capacidade de moagem de cimento da unidade era de 200 mil toneladas por ano. Já a fábrica de Sobral opera desde 1968 e possui duas linhas de produção de cimento com a marca Poty: Todas as Obras e Obras Estruturais. Com o investimento realizado na expansão, as duas unidades somam agora uma capacidade de produção total de 2,2 milhões de toneladas de cimento por ano no Estado do Ceará.  


A Votorantim Cimentos possui atualmente uma linha ferroviária que realiza o transporte de insumos e produtos entre suas instalações de Sobral, de Pecém e do Centro de Distribuição (CD) de Mucuripe, em Fortaleza. Para fortalecer o atendimento da região metropolitana de Fortaleza, a empresa também ampliou o seu ramal ferroviário em 2,6 quilômetros para expedição do produto ensacado e abastecimento do CD. Com isso, a companhia também aumenta suas alternativas logísticas para transportar insumos e abastecer o mercado com seus produtos.  

 
 

Créditos: Votorantim Cimentos.

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis e agrícolas. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 16,7 bilhões em 2020. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!