Pular para o conteúdo principal

Chuvas colaboram para casos de síndrome gripal; vacina é medida eficaz de proteção

 


influenza – ou gripe, como é conhecida popularmente – é causada por um vírus e, geralmente, caracteriza-se por febre alta seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça, além de coriza e tosse seca. A elevação da temperatura corporal é o sintoma mais relevante e dura em torno de três dias. Tosse e outros quadros respiratórios tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

Nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), 8.634 atendimentos por síndrome gripal foram registrados em março deste ano. Em fevereiro, foram cerca de cinco mil ocorrências. Em 2022, janeiro foi considerado o mês mais crítico até o momento, com 22.538 assistências. Integram a rede da Secretaria da Saúde do Ceará as UPAs Praia do Futuro, Messejana, Autran Nunes, Canindezinho, José Walter e Conjunto Ceará.

Aglomeração em ambientes fechados

A maior incidência de infecções respiratórias nos períodos chuvosos é causada pela tendência à aglomeração de pessoas em lugares com janelas e portas fechadas, que buscam driblar a entrada de água em residências e estabelecimentos.

Prevenção

Para se prevenir, seja contra gripe ou resfriado, é importante manter alguns hábitos de higiene, como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos ou garrafas), manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

É fundamental, ainda, cobrir o nariz ao tossir ou espirrar. Não é recomendado usar a mão para esta finalidade. A indicação é cobrir o rosto com a área interna entre o braço e o antebraço, onde fica o cotoveloA medida reduz as chances de a pessoa tocar em objetos com as mãos contaminadas.

De acordo com a coordenadora médica da UPA Praia do Futuro, Alessandra Leitão, é necessário procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas. “É preciso saber o diagnóstico preciso para indicar o tratamento mais adequado. É importante salientar que a automedicação é perigosa e, por isso, deve ser evitada. A hidratação é recomendada diante de qualquer doença causada por vírus, como a gripe. Em casos leves, a orientação é buscar os postos de saúde. Quando as ocorrências forem mais graves, principalmente se acometer pessoas de grupos de risco, é ideal procurar as UPAs”, explica.

Vacinação

A vacinação anual é a principal alternativa para a proteção contra a influenza, sendo indicada para determinados grupos populacionais definidos pelo Ministério da Saúde (MS). A dose deve ser aplicada mesmo em quem já a recebeu no ano anterior, visto que se observa queda progressiva na quantidade de anticorpos. Na rede pública, a vacina contra a influenza é trivalente: protege contra H1N1, H3N2 e o tipo B.

A campanha de vacinação deste ano contra influenza e sarampo já iniciou. Ela será dividida em duas etapas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.