Pular para o conteúdo principal

Inmet - Previsão para sábado (11), domingo (12) e segunda-feira (13):

  Previsão para sábado (11), domingo (12) e segunda-feira (13): Chuva ganha força na Região Sul, atinge São Paulo e parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto tempo estável mantem baixa umidade na região central do Brasil no final de semana. No domingo a temperatura cai na região Sul, com previsão de geada para segunda-feira. Publicado em 10/07/2026 14h06 . Última modificação 10/07/2026 14h20 .   Tweet As precipitações voltam a se intensificar na Região Sul entre sábado (11) e domingo (12) devido a formação de um sistema de baixa pressão na costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Com isso, áreas de instabilidade atmosférica atingem também São Paulo, a porção oeste dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. Na faixa litorânea do Nordeste, chuvas também devem ocorrer, mas com fraca intensidade. No restante do Brasil, o tempo segue estável e sem previsão de chuva, com destaque para o interior do Nordeste, o Toca...

Samba e folia no último dia de carnaval na Domingos Olímpio

 

afoxe desfilando
Os afoxés levaram os ritmos de matriz africana para a Domingos Olímpio (Foto: Rodrigo Carvalho)

O último dia do carnaval de Fortaleza teve várias apresentações de afoxés e escola de samba. No total, 38 agremiações participaram dos quatros dias de carnaval na Avenida Domingos Olímpio.

Com mais de 200 integrantes, a Escola de Samba Sambamor abriu a avenida com o samba enredo “As Quatro Estações”. O público entrou no clima e começou a agitação nas arquibancadas.

As famílias Bragança e Cavalcante todos os anos se reúnem para assistir os desfiles. “Nós moramos aqui próximo e viemos preparados com cadeiras, água, comidas, pois a gente só sai daqui quando a última escola passar. E já estamos dando continuidade a essa tradição trazendo agora os netos”, comenta dona Iracema Cavalcante.

O Afoxé Acabaca, mais antigo em atividade no Ceará, levou aos foliões todo embalo do toque dos agogôs e atabaques, em um desfile que homenageia o Alabê Wellington Nascimento, com o tema “A Grande Viagem do Guerreiro Wellington para Orun”.

Com o tema “Eu Sou Nagô”, o grupo Afoxé Oxum Odolá, que possui raízes no povo de Iorubá, reforça em seu desfile a cultura e identidade negras, através do canto, batuque e dança.

Já o Afoxé Obá Sá Rewa traz como tema o “Toque para Osun”, que homenageia mais uma vez a orixá Oxum do panteão afro-brasileiro, divindade das águas doces e das cachoeiras que representa a beleza, o amor, a maternidade, a sabedoria e a doçura feminina.

O grupo Afoxé Omõrisá Odè, campeão do último carnaval de Fortaleza, chega com a proposta de homenagear Ogum com o tema “Ogum e Odé, Dois Irmãos, um Só Coração”, com suas roupas e adereços coloridos produzidos por costureiras do bairro Granja Lisboa.

No turno da noite, as Escolas de Samba trouxeram muita música e animação para os espectadores. A Escola Unidos do Acaracuzinho homenageou o município de Maracanaú pelos seus 40 anos.

A Escola de Samba Tradição da Bela Vista agitou as crianças e famílias com o enredo “Roberto Gomes Bolaños do México para o Mundo, Chaves do Meu Coração”.

O Imperadores da Parquelândia veio com o enredo “Carolina Maria de Jesus, sua Obra Importa”, fazendo homenagem a essa cidadã, negra, catadora de papel, ousada que fez de suas dores e sofrimento degraus para galgar as adversidades que a vida lhe impôs.

Para preservar a cultura brasileira, a Escola de Samba Império do Ideal veio com 231 integrantes com o tema “Clube dos Libertos - o Protagonismo Negro na Abolição da Escravidão do Ceará”.

Com o tema “115 Anos da Imigração Japonesa ao Brasil”, a Escola de Samba Girassol de Iracema entrou na avenida com muita alegria e ritmo.

A Escola de Samba Barão Folia trouxe o enredo "Fé e Devoção Assim Canta o Barão" que retrata a vida difícil do homem do campo, a realidade interiorana, a seca que assola toda terra do sertão e principalmente a fé e devoção dos nordestinos pelo São José, padroeiro do Ceará.

A última escola a desfilar na avenida foi a Colibri que apresentou com seus 220 participantes o samba-enredo “No Mundo do Faz de Conta”. Já a festa de encerramento ficou por conta do Bloco Baqueta.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Comunicado à imprensa

  Comunicado à imprensa  A Gomes de Matos Consultoria comunica uma importante atualização estratégica. Após uma avaliação criteriosa e considerando os nossos objetivos de longo prazo, encerramos nossa participação na sociedade do BS Innovation Hub. O Hub continuará suas operações, porém não mais como parte do GM Group, nosso ecossistema de negócios. Durante dois anos e meio de sociedade com o BS Innovation Hub, tivemos a honra de contribuir para a promoção da inovação e do empreendedorismo no Ceará. Esta experiência foi rica em aprendizados e realizações.  Expressamos nossa gratidão a todos (as)  que estiveram conosco nessa jornada: aos nossos ex-sócios, pela colaboração produtiva, aos empreendedores, startups e empresas que se engajaram com o hub, assim como aos (às)  colaboradores (as) dedicados (as), cujo trabalho árduo foi essencial para cada conquista.  Continuamos comprometidos com o fomento da inovação e o apoio ao desenvolvimento empresarial no Bras...