Pular para o conteúdo principal

Conselho de Ética arquiva processo contra deputado Glauber Braga Representação por quebra de decoro foi apresentada pelo PL

  Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados arquivou nesta quarta-feira (12) a representação por quebra de decoro parlamentar que o PL apresentou contra o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). No processo disciplinar, o PL acusou Braga de agredir fisicamente o também deputado federal Abílio Brunini (PL-MT). Os fatos que motivaram a representação ocorreram em 8 de novembro de 2023, durante uma reunião que a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial realizou para discutir a crise humanitária na Faixa de Gaza. Na ocasião, Brunini criticou a presença, na sala onde ocorria a reunião, na Câmara dos Deputados, de manifestantes que protestavam contra a ofensiva militar de Israel contra o Hamas, grupo que controla Gaza. Entre os manifestantes portando cartazes com dizeres como “abaixo o genocídio israelense contra palestinos” havia inclusive parlamentares de esquerda. “O vídeo [da reunião] demonstra que, enquanto o deputado Brunini impedia o prosseguimen

Samba e folia no último dia de carnaval na Domingos Olímpio

 

afoxe desfilando
Os afoxés levaram os ritmos de matriz africana para a Domingos Olímpio (Foto: Rodrigo Carvalho)

O último dia do carnaval de Fortaleza teve várias apresentações de afoxés e escola de samba. No total, 38 agremiações participaram dos quatros dias de carnaval na Avenida Domingos Olímpio.

Com mais de 200 integrantes, a Escola de Samba Sambamor abriu a avenida com o samba enredo “As Quatro Estações”. O público entrou no clima e começou a agitação nas arquibancadas.

As famílias Bragança e Cavalcante todos os anos se reúnem para assistir os desfiles. “Nós moramos aqui próximo e viemos preparados com cadeiras, água, comidas, pois a gente só sai daqui quando a última escola passar. E já estamos dando continuidade a essa tradição trazendo agora os netos”, comenta dona Iracema Cavalcante.

O Afoxé Acabaca, mais antigo em atividade no Ceará, levou aos foliões todo embalo do toque dos agogôs e atabaques, em um desfile que homenageia o Alabê Wellington Nascimento, com o tema “A Grande Viagem do Guerreiro Wellington para Orun”.

Com o tema “Eu Sou Nagô”, o grupo Afoxé Oxum Odolá, que possui raízes no povo de Iorubá, reforça em seu desfile a cultura e identidade negras, através do canto, batuque e dança.

Já o Afoxé Obá Sá Rewa traz como tema o “Toque para Osun”, que homenageia mais uma vez a orixá Oxum do panteão afro-brasileiro, divindade das águas doces e das cachoeiras que representa a beleza, o amor, a maternidade, a sabedoria e a doçura feminina.

O grupo Afoxé Omõrisá Odè, campeão do último carnaval de Fortaleza, chega com a proposta de homenagear Ogum com o tema “Ogum e Odé, Dois Irmãos, um Só Coração”, com suas roupas e adereços coloridos produzidos por costureiras do bairro Granja Lisboa.

No turno da noite, as Escolas de Samba trouxeram muita música e animação para os espectadores. A Escola Unidos do Acaracuzinho homenageou o município de Maracanaú pelos seus 40 anos.

A Escola de Samba Tradição da Bela Vista agitou as crianças e famílias com o enredo “Roberto Gomes Bolaños do México para o Mundo, Chaves do Meu Coração”.

O Imperadores da Parquelândia veio com o enredo “Carolina Maria de Jesus, sua Obra Importa”, fazendo homenagem a essa cidadã, negra, catadora de papel, ousada que fez de suas dores e sofrimento degraus para galgar as adversidades que a vida lhe impôs.

Para preservar a cultura brasileira, a Escola de Samba Império do Ideal veio com 231 integrantes com o tema “Clube dos Libertos - o Protagonismo Negro na Abolição da Escravidão do Ceará”.

Com o tema “115 Anos da Imigração Japonesa ao Brasil”, a Escola de Samba Girassol de Iracema entrou na avenida com muita alegria e ritmo.

A Escola de Samba Barão Folia trouxe o enredo "Fé e Devoção Assim Canta o Barão" que retrata a vida difícil do homem do campo, a realidade interiorana, a seca que assola toda terra do sertão e principalmente a fé e devoção dos nordestinos pelo São José, padroeiro do Ceará.

A última escola a desfilar na avenida foi a Colibri que apresentou com seus 220 participantes o samba-enredo “No Mundo do Faz de Conta”. Já a festa de encerramento ficou por conta do Bloco Baqueta.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.