Pular para o conteúdo principal

Ceará lidera ataques online à imprensa entre os estados nas eleições de 2026

  Ceará lidera ataques online à imprensa entre os estados nas eleições de 2026 Por Comunicação Sindjorce - 02/10/2026   Imagem: Magnific O Ceará concentrou o maior número de ataques online contra a imprensa relacionados às disputas eleitorais estaduais entre os estados brasileiros, segundo o terceiro relatório da Central de Defesa da Liberdade de Expressão e do Jornalismo (CDJor), que monitora ataques à imprensa durante as eleições de 2026. Entre 13 e 26 de setembro, foram identificados 72 ataques no Ceará, o equivalente a 17% dos 424 registros relacionados às disputas estaduais em todo o país. Na sequência aparecem Pernambuco, com 60 ataques; São Paulo, com 58; Santa Catarina, com 46; Bahia, com 40; e Minas Gerais, com 36. Juntos, os seis estados concentram 73,6% dos ataques relacionados às disputas estaduais registrados no período. Ceará concentra maior número de ataques entre os estados De acordo com o relatório, os 72 ataques registrados no Ceará ocorreram em um cenário ...

Governo do Ceará destaca o papel da comunicação estratégica para a transparência na gestão pública

 

Secretário Chagas Vieira apresentou a estratégia Balanço Semanal durante painel no Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2025

A comunicação pública deve servir à população, colocando o cidadão no centro e fortalecendo a transparência. Esse propósito direciona as estratégias de comunicação do Governo do Ceará. Nesta terça-feira (17), o secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, falou sobre isso no painel Transparência – Cidadania e Fortalecimento da Gestão, durante o XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2025, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nos dias 16 e 17 de junho.

Na oportunidade, Chagas Vieira ministrou a palestra Comunicação Pública e Transparência: Estratégia do Balanço Semanal. “O segredo é ser transparente e se comunicar bem. A transparência no setor público, muito mais do que uma obrigação, deve ser uma coisa absolutamente natural. É importante que todos os governos municipais, o Governo do Estado, tratem a transparência como algo que enriquece a gestão pública”.

O secretário também defendeu a comunicação propositiva e o papel da imprensa no combate à desinformação. “Diante dessa nova realidade da comunicação, da inteligência artificial, das fake news que estão sendo espalhadas a todo momento, a toda hora, a partir do momento que esse diálogo é permanente com a população, de forma transparente, objetiva, simples, direta, vamos combater mais a desinformação e manter as pessoas mais conectadas e cientes do que de fato vem acontecendo e dos desafios que existem”, reforçou.

Mediado por Egídio Serpa, colunista de Economia do Diário do Nordeste, o painel também contou com as palestras de Liana Machado, secretária executiva da Receita da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE); Marconi Lemos, secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE); Luiz Fernando Menescal, superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) no Estado do Ceará; e Patrícia Saboya, conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE).

Prestação de contas multiplataforma

O gestor trouxe como exemplo de estratégia recente o Balanço Semanal, uma ação de comunicação que compila e divulga, semanalmente, as principais entregas e ações do Governo do Estado em diversas áreas, com a marca Governo que não para.

De maneira prática, o Balanço Semanal consiste em uma cobertura diária realizada em ação integrada das Coordenadorias de Imprensa e Publicidade da Casa Civil. São vídeos curtos, gravados por celular, diretamente dos locais das entregas de serviços e/ou equipamentos.

Toda sexta-feira acontece o fechamento do balanço da semana. A partir de sábado começa a veiculação multiplataforma (rádios, tvs, jornais, revistas e internet, entre outros) em todo o Ceará.

A linguagem utilizada é adaptada à realidade de cada local, garantindo que, da Capital ao Interior, todos saibam exatamente quais serviços e benefícios estão chegando até eles.

Comunicação pública integrada e conectada

Ainda sobre transparência, a prestação de contas do governo estadual acontece diariamente por meio de diversos canais, dentre eles, a rede de Ouvidorias e a plataforma Ceará Transparente. Em 2023 e 2024, o Governo do Estado recebeu o Selo Diamante na terceira edição do Programa Nacional de Transparência Pública.

Os números também apontam a relevância das redes sociais para aproximar governos e cidadão. O Governo do Ceará, por exemplo, está ativo em diversas plataformas, como o Instagram, TikTok, YouTube, X (antigo Twitter), entre outras. No Instagram são mais de 778 mil seguidores. “O Ceará tem o perfil governamental mais seguido do Brasil, superando estados como São Paulo”, destacou.

Há nove anos, quando a ferramenta de transmissão ao vivo começou a ser implementada nas redes sociais, Chagas Vieira enxergou nisso uma possibilidade de comunicação direta entre o gestor público e o cidadão. Assim, propôs ao então governador Camilo Santana a realização de lives semanais, primeiro no Facebook, para conversar com a população. “Nos três governos sempre zelei pela transparência”, frisou.

O site www.ceara.gov.br também reúne serviços e notícias produzidas pela Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil e pelas assessorias de imprensa de todas as secretarias e vinculadas do governo. De acordo com o secretário, 67,6% das pessoas que buscam informação no portal — mais de 2,8 milhões de pessoas —, usam o celular para isso. Outros usuários usam computador (31,36%) e tablet (0,73%). “Temos mais de 9 milhões de visualizações e 4,2 milhões de usuários ativos”, registrou.

Após a palestra no evento, Chagas Vieira também participou de gravação no podcast do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2025.

Sobre o evento

O Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2025 é um dos maiores eventos de gestão pública do Brasil. Focado em temas de impacto direto na administração pública, o seminário acompanha as transformações do setor, buscando sempre inovar e se atualizar. Ele serve como um importante ponto de encontro para gestores públicos, servidores, representantes políticos e cidadãos, promovendo um diálogo contínuo sobre as necessidades e desafios da gestão pública no Ceará e no Brasil.

Com a promoção do Diário do Nordeste, da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) e do Instituto Future, a realização pela Prática Eventos, e o apoio institucional do Instituto Rui Barbosa (IRB) e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Revalida hoje

  Termina hoje (14) o prazo para a apresentação de recursos visando nova análise do diploma que foi apresentado para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2). O resultado – da primeira etapa da segunda edição de 2022 – foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 8 de julho, data em que teve início o período para a apresentação de recursos, que deve ser feito por meio do  Sistema Revalida . “No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise. O único documento aceito, conforme previsto em edital, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legali...